A Tatuagem

Já é mais do que entendido que a tatuagem é uma técnica milenar... durante milênios as pessoas usam a tatuagem para marcar sua personalidade e fatos da sua vida. Existem provas arqueológicas de que egipcios e romanos já se tatuavam há 4.000 a.C.  Não é muito fácil falar de tatuagem, afinal, são alguns milênios de história e cada região do mundo tem seu significado especifico. Para algumas tribos a tatuagem é sinal de passagem da infância para adolescência, da adolescência para fase adulta...

Em Samoa a tatuagem é considerada honra aos antepassados e os tatuados são considerados homens pela comunidade após suportar o ritual até o final. Nessa época as tatuagens eram feitas de maneira artesanal... varetas com "agulhas" feitas em bambu, marfim, madeira, garras de animais entre outros materiais.

A primeira máquina de tatuagem foi desenvolvida em 1890 por Samuel O'Reilly, tatuador de Nova York, que teve como modelo a "eletric pen" de Thomas Edson.

Em 1904 Charlie Wagner recebe uma patente por desenvolver uma nova máquina de tatuagem, influenciado pelas criações de Edison e O’reilly.

Por muito tempo a tatuagem no ocidente foi marginalizada, por alguns anos proibida e, finalmente hoje considerada ARTE!

Com a exposição de modelos, atores e cantores tatuados o preconceito está ficando de lado, dando espaço para admiradores dessa arte milenar. Adornar o corpo com desenhos definitivos passou do underground para pop art. Afinal, imaginem, desenhar sem errar não é nada fácil!

Por isso gente, procurem profissionais qualificados, olhem fotos e escolham muito bem os desenhos antes de tatuar. Tattoo é pra sempre! Qualquer procedimento de remoção pode ser traumático, nem sempre tem resultado satisfatório além do custo alto.

 

Ainda tenho muito pra aprender nessa linha!! Após várias desistências e recomeços, agora pretendo não parar mais e me dedicar a cada dia!

 

 


Tribais:


Pontilhismo:


Escritas:


Old School:


Coloridas:


Stencil: